empresa legislaÇÃo informativos facebook portugues espanhol inglês
licks & machado
 

legislao
Circulação de imigrantes em risco: UE debate suspensão temporária do acordo de Schengen

 

 

UE debate suspensão temporária do acordo de Schengen



Os ministros do Interior da União Europeia (UE) debatem hoje o reestabelecimento de controlos fronteiriços, em "circunstâncias excepcionais", um dia depois de a Dinamarca ter dito que vai repor unilateralmente os controlos aduaneiros e de os deputados do Parlamento Europeu se terem manifestado maioritariamente contra a suspensão temporária do acordo de Schengen.

Este acordo é um dos mais importante pilares da UE e regula a livre circulação de pessoas dentro do espaço comunitário e de outros países signatários, como a Noruega e a Suíça. Mas ontem a Dinamarca, um dos países com políticas de imigração mais restritivas, cedeu ao partido de extrema direita que faz parte da coligação governamental e decidiu repor os controlos aduaneiros nas fronteiras com a Suécia e a Alemanha. A Dinamarca é uma signatária especial do acordo, podendo suspender parte quando entender.

Hoje, os ministros do Interior da UE vão debater uma proposta para permitir que os controlos fronteiriços entre os países-membros sejam repostos em "circunstâncias excepcionais" e como "último recurso", diz o El País. Ideia que se segue à disputa entre a França e a Itália quando Roma deu vistos de residência temporários a milhares de refugiados do Norte de África que têm chegado às costas Sul italianas. A UE deixou a Itália sozinha a lidar com a onda de imigrantes ilegais da Tunísia e da Líbia, mas reagiu quando os italianos responderam ao problema empurrando-o para outros países, ou seja, permitindo que os refugiados circulassem livremente pela UE.

A proposta franco-italiana desagrada à maioria dos eurodeputados. Consideram que o acordo de Schengen é um dos pilares da UE e criticam o facto de a Comissão Europeia ter cedido às pressões da França e da Itália.

Fonte: Diário de Notícias - Portugal


contato
MAPA DO SITE
facebook contato enderecos facebook contato mapa do site
links rodapé
© Todos os direitos reservados a Pinto Machado - Desenvolvido por Agencia B5