empresa legislaÇÃo informativos facebook portugues espanhol inglês
licks & machado
 

legislao
SEF deteve dez pessoas com documentos falsos durante prova de português.

 

 

SEF deteve dez pessoas com documentos falsos durante prova de português. - Brasileiros não necessitam participar deste teste

Dez imigrantes foram detidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no sábado quando faziam testes de português para aquisição da nacionalidade. Têm de comparecer hoje no tribunal pelo "uso de documento alheio e falsificação de documento". Detiveram este ano 16 pessoas quando realizavam a prova, menos 65 do que em 2009.

"Os resultados desta operação parecem confirmar o efeito dissuasor deste tipo de actuação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que, em articulação com o Ministério da Educação, tem acompanhado este tipo de testes, necessários para aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização e que se realizam trimestralmente", refere a força policial em comunicado.

Os testes são exigidos aos imigrantes que residem legalmente em Portugal há pelo menos seis anos e pretendem obter a nacionalidade portuguesa.

Sábado de manhã, o SEF fiscalizou 26 estabelecimentos de ensino, quatro dos quais nos Açores e na Madeira, dois em cada arquipélago. Identificaram 1156 cidadãos estrangeiros, detectando 11 situações de fraude, mas só dez pessoas foram constituídas arguidas.

A última operação de fiscalização foi em Março, tendo sido detidas 14 pessoas por "situações de fraude". Em 2009, o primeiro ano em que realizou este tipo de controlo, detiveram 81 pessoas, das quais 67 em Setembro e 14 em Dezembro.

Os testes de aferição da língua portuguesa são exigidos desde 2007, realizando-se uma média de quatro por ano. No primeiro ano, fizeram provas 12 826 imigrantes e 10 267 foram aprovados.

Descendentes de portugueses nascidos no Brasil não necessitam participar destes testes para ter sua nacionalidade garantida. Saiba mais conosco em http://www.licksemachado.com.br e garanta sua nacionalidade portuguesa para você e seus descendentes.

contato
MAPA DO SITE
facebook contato enderecos facebook contato mapa do site
links rodapé
© Todos os direitos reservados a Pinto Machado - Desenvolvido por Agencia B5