empresa legislaÇÃo informativos facebook portugues espanhol inglês
licks & machado
 

legislao
Portugal sobe no ranking europeu da inovação

 

 

Portugal sobe no ranking europeu da inovação


Portugal subiu um lugar no ranking da inovação do European Innovation Scoreboard, divulgado em Bruxelas, passando da 17.ª para a 16.ª posição no contexto da UE27. Na edição do ano passado, o nosso País havia subido 5 posições em relação a 2007. Estes resultados foram destacados pelo Primeiro-Ministro, durante uma visita à Vision-Box, uma empresa de Oeiras cuja tecnologia serviu de base ao cartão do cidadão e ao passaporte electrónico e que está entre as primeiras do mundo no controlo electrónico de fronteiras.
José Sócrates sublinhou que o Plano Tecnológico causou ruptura com o passado no tecido industrial e que, nos últimos cinco anos, «Portugal fez progressos notáveis»: «tivemos pela primeira vez uma balança tecnológica positiva. Aconteceu em Portugal uma ruptura com o passado».
Segundo os dados divulgados European Innovation Scoreboard 2009, em Bruxelas, o nosso País colocou-se à cabeça do grupo dos países moderadamente inovadores, tendo sido o que mais progrediu em investimento de empresas em investigação e desenvolvimento, o segundo com maior crescimento na formação dos recursos humanos, com maior investimento das empresas em inovação, e em registo de patentes europeias, e o quarto com maior progresso nos indicadores relativos aos efeitos económicos de inovação. O Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, sublinhou que, no grupo de países moderadamente inovadores da Europa, Portugal é o que mais está a crescer.
«Quando lançámos a ideia do Plano Tecnológico era em empresas como a vossa que estávamos a pensar», declarou o Chefe do Governo aos dirigentes e trabalhadores da empresa, que saiu do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação em 2001 e explorou o ramo das tecnologias aplicadas à segurança electrónica. Em 2009, a Vision-Box teve um volume de negócios de 9000 milhões de euros, exportando para mercados desde a Venezuela à Finlândia.


contato
MAPA DO SITE
facebook contato enderecos facebook contato mapa do site
links rodapé
© Todos os direitos reservados a Pinto Machado - Desenvolvido por Agencia B5