empresa legislaÇÃo informativos facebook portugues espanhol inglês
licks & machado
 

legislao
Polícia prende 11 em operação contra fraude em vistos para os EUA

 

 


Onze pessoas foram presas nesta segunda-feira uma operação contra uma quadrilha internacional que fraudava vistos de trabalho temporário para brasileiros que foram para os Estados Unidos. De acordo com o consulado americano em São Paulo, a quadrilha agia desde 2002 e arrecadou R$ 90 milhões no período.

Ainda de acordo com o órgão, as investigações que levaram à identificação do grupo tiveram inicio em 2003, quando o setor de antifraude do consulado americano em São Paulo detectou irregularidades. Já em 2008, as investigações passaram a ser presididas pelo Ministério Público de São Paulo.

No mesmo ano foi criada uma força-tarefa --formada pela Secretaria de Segurança de São Paulo, Ministério Público, Poder Judiciário, Consulado dos EUA, Receita Federal e Secretaria da Fazenda de São Paulo-- para investigar a quadrilha.

Para a chamada Operação Anarquia foram expedidos mandados de prisão contra os suspeitos, além de mandados de busca e apreensão. O numero total de mandados não foi informado, mas até as 12h50 desta segunda, 11 pessoas haviam sido detidas nos Estados de São Paulo, Minas, Paraná e Santa Catarina. Em Mato Grosso foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

O consulado dos Estados Unidos afirmou que a operação aconteceu simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos, mas não informou o resultado naquele país. Durante as investigações, foram encontrados ainda o mesmo crime na Rússia, República Dominicana, Filipinas, Romênia e Emirados Árabes.
As investigações apontam que ao menos 4.500 brasileiros foram vítimas do esquema, que prometia um emprego nos Estados Unidos mediante pagamento de R$ 15 mil.


Fonte: Folha On-Line

contato
MAPA DO SITE
facebook contato enderecos facebook contato mapa do site
links rodapé
© Todos os direitos reservados a Pinto Machado - Desenvolvido por Agencia B5