empresa legislaÇÃo informativos facebook portugues espanhol inglês
licks & machado
 

legislao
Portugal beneficiado com a melhoria dos indicadores europeus

 

 


Portugal beneficiará da melhoria das perspectivas de crescimento em 2009 nas sete maiores economias europeias, devido à forte exposição da sua economia aos parceiros, consideram economistas ouvidos pela agência Lusa.


A Comissão Europeia publicou hoje as previsões económicas "intercalares", onde prevê que o crescimento económico em 2009 será de -4% na União Europeia e Zona Euro (revisão que mantém os valores estimados nas Previsões Económicas de Primavera de Maio último), mas aponta para que após um início de ano pior do que se esperava, o segundo semestre saia melhor do que se estimava.



"Sendo a Zona Euro o principal destino das exportações europeias, este cenário é favorável para a economia portuguesa, já que serão as vendas ao exterior a liderar o crescimento", explica o economista-chefe do Santander Totta, Rui Constantino. "Os riscos são ainda elevados, como diz a Comissão Europeia, que não adianta qualquer número para 2010, mas da revisão em alta dos valores para o quarto trimestre resulta uma possível revisão em alta, o que afasta o pior cenário que chegou a ser receado no início do ano", salienta.


Na mesma linha, Paula Carvalho, economista do BPI, lembra que entre as sete maiores economias europeias (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Holanda e Polónia) estão grandes clientes das exportações portuguesas. "Portugal beneficiará, devido à sua forte exposição a estas economias, de notícias mais positivas relativas ao crescimento destes países", diz Paula Carvalho.




Fonte: sapo.pt 14 desetembro de 2009

contato
MAPA DO SITE
facebook contato enderecos facebook contato mapa do site
links rodapé
© Todos os direitos reservados a Pinto Machado - Desenvolvido por Agencia B5