empresa legislaÇÃo informativos facebook portugues espanhol inglês
licks & machado
 

legislao
Professores portugueses entre os que mais recebem em relação à riqueza do país

 

 



Os salários dos professores portugueses estão entre os mais altos da Europa quando feita uma comparação com o PIB per capita do país. Quer na fase inicial da carreira, quer no escalão máximo, os docentes ganham acima da riqueza nacional, conclui um relatório europeu. As conclusões têm, no entanto, a limitação de serem feitas a partir dos dados dos vencimentos nominais e não dos valores reais.

O relatório sobre os salários dos docentes foi publicado pela rede europeia Eurydice. De acordo com o documento, em quase todos os países avaliados, o salário mínimo para os professores – que em Portugal corresponde ao vencimento do primeiro escalão – é mais baixo do que o respectivo PIB per capita. O salário mínimo para um professor em Portugal é, segundo as contas da Eurydice de 21.960 euros anuais (o que corresponde a um vencimento de pouco mais de 1500 euros mensais). No topo da carreira, os docentes podem ganhar 41.537 euros por ano (ou quase 3000 euros por mês).

Este relatório europeu revela também que os salários para quem chega ao escalão máximo ficam acima do PIB per capita na maioria dos países da Europa. Nesta apreciação, Portugal volta a surgir entre os que melhor pagam: Os docentes ganham 263% do PIB per capita nos três primeiros ciclos de ensino.

Segundo o mesmo relatório, em termos de salário bruto, os professores nacionais ficam a meio de uma tabela onde Bulgária e Romênia (onde os salários anuais não chegam aos 9000 euros) aparecem no fundo. Os

vencimentos mais altos são pagos no Luxemburgo, podendo chegar aos 141 mil euros anuais.

A Eurydice é uma rede europeia que compila e difunde informação comparada sobre as políticas e os sistemas educativos europeus.


Fonte: https://www.publico.pt/2015/10/05/sociedade/noticia/professores-portugueses-entre-os-que-mais-recebem-em-relacao-a-riqueza-do-pais-1710190

contato
MAPA DO SITE
facebook contato enderecos facebook contato mapa do site
links rodapé
© Todos os direitos reservados a Pinto Machado - Desenvolvido por Agencia B5